quarta-feira, 6 de agosto de 2014

JOGRAIS ANTONIO ALEIXO




O Grupo Desportivo Jograis António Aleixo, comemora este ano 40 anos de existência e por isso temos vindo a divulgar um pouco da sua história publicando as fotos que nos têm sido enviadas e que retratam alguns dos momentos importantes na vida, desta associação estoiense.

Quem tiver e quiser partilhar fotos desta forma é só enviar para o mail de contacto desta página que elas serão publicadas e podem também comentar as que já se encontram na pasta on-line.

As fotos partilhadas estão nesta pasta »»»

Também nos enviaram este texto que julgamos elucidativo do "espírito do jogral" por isso mesmo o reproduzimos com a devida vénia ao autor.

"Há quem ainda debite alguma energia sua com a intenção de melhorar o bem estar colectivo. Quem dê tempo, trabalho, imaginação, raciocine ou discurse em troca da ideia de melhoria do bem estar de todos.
As colectividades também vivem disso; do resultado prático, imediato e  atempado do que se imagina, publica, discute, ou produz.

O Grupo Desportivo e Cultural de Estoi, os Jograis António Aleixo, estava em agonia, como peixe ao secar dos pegos da ribeira; talvez diferente disso, uma vez que os peixes deixam transparecer a falta de oxigénio de maneira mais notória que o Grupo.

Pelos estatutos, ser Jogral, é realizar qualquer actividade socialmente útil e justa que esteja relacionada com os fins do Clube. 
E os fins do Clube passam pela Cultura e/ou pelo Desporto. Como se vê, é fácil ser-se Jogral.
Os Jograis foram fundados, a 15 de Agosto de 1974, quase imediatamente após o 25 de Abril, data de exaltação à Liberdade, mas também à Esperança. 

Foram criadas diversas secções que animaram e instruíram física e/ou intelectualmente, em determinado momento, a vida de muita gente. 

Mas tudo o que de bom tinha acontecido perdeu-se lentamente - como a água da ribeira no Verão - devido ou ao cansaço, ou ao natural afastamento por necessidades profissionais ou familiares, ou talvez à frustração pelos ideais intangíveis em determinadas realidades. 

Mas principalmente, a época de seca aconteceu, pela redução da quantidade de energia debitada por parte de gente amiga dos outros e por consequência de si próprio, se tomarmos o acto de doar energia nossa aos outros, como naturalmente humana.

Não considero a culpa dos mais velhos nem dos mais novos, uma vez que o que faltava era energia, e tanto há energia nos velhos, como nos novos. 

Pouca ou muita por pessoa não interessa, interessa sim é juntá-la de forma a trazer de volta a água à ribeira, para que os peixes não morram de verdade.

Agora apareceu uma lista que se propõe dar rumo ao Grupo desportivo e Cultural de Estoi. Esta lista foi eleita por mais de meia centena de Jograis, no Sábado dia 26 de Junho, na sede, ainda provisória, do Clube.

Prefiro pensar que ainda é possível reunir condições para a continuidade do Grupo. Talvez a realidade dos nossos dias seja diferente da de quanto se iniciou a agonia, mas, ainda deve existir muita gente capaz de contornar quaisquer desfasamentos, oriundos da diferença de conjunturas, comprometedores do funcionamento idêntico ao dos tempos mais áureos do clube.

Quanto ao futuro do Grupo Desportivo e Cultural de Estoi espero, para o melhor de todos nós, que energias individuais não se anulem em prejuízo do colectivo, e que à energia de qualquer lista se possa ainda juntar a energia da experiência dos fundadores e de todos os outros que ainda consigam verdadeiramente acreditar no 25 de Abril – data de Liberdade, Esperança e de outros bons conceitos, ou ideais.
Rui Norte 
Junho de 1999."

Sem comentários: