terça-feira, 19 de agosto de 2014

AS COMEMORAÇÕES DOS 40 ANOS DOS JOGRAIS



A partir das 19:30 do dia 14, 5ª feira, como agendado e divulgado, teve lugar o jantar / convívio de aniversário do Grupo mais representativo e ecléctico da aldeia de Estoi, os Jograis António Aleixo - Grupo Desportivo e Cultural de Estoi, no Cinema Ossónoba, onde estiveram presentes cerca de 80 convivas.

Na mesa de honra, a presença do Sr. Presidente da C.M.Faro, Dr. Rogério Bacalhau e do Vice-presidente e Vereador Sr. Paulo Santos. 

Em representação da União de Freguesias, o Vice-presidente, Sr. Vitor Major e a Srª Presidente da Assembleia, Profª Guiomar Paulo. 

A Presidente da Direcção dos Jograis, D. Anabela Ramos, fez as honras da casa e a sua Equipa de trabalho esmerou-se para nos servir um jantar sóbrio, farto e variado. 

A presença da Prof. D. Euridice Quaresma de Almeida e sua sobrinha Dulce, foi motivo de satisfação para todos nós, recordados da figura saudosa de seu irmão Prof. Amilcar Quaresma de Almeida, sócio fundador e "alma-mater" dos Jograis.

Sobre as mesas coloquei, ainda na tarde, cerca de 80 quadras das mais significativas do nosso patrono António Aleixo, coladas em cartolinas de cor azul grenât e vermelho (à Barcelona), as cores dos nossos Jograis, para poderem ser lidas e absorvidas pelos intervenientes.

Emigrantes Estoienses e seus familiares marcaram presença e o salão rejubilou com a possibilidade de reviver episódios passados e estórias que cada um conserva no seu imaginário. 

Logo após a refeição, o Sr. Presidente da Câmara proferiu algumas palavras de apoio e incentivo, já que teria que estar presente noutro convívio na cidade. Deixou uma placa alusiva à Presidente dos Jograis e saiu acompanhado do seu Vice-presidente, Sr. Paulo Santos.

O Sr. Vitor Major, em representação da União de Freguesias, proferiu algumas palavras de incentivo, o mesmo aconteceu com a Srª Prof. Guiomar Paulo e seguiu-se a passagem do filme da RTP, que em tempo foi dedicado aos Jograis e seu pulsar, muito bem recebido pelos presentes, que viram pessoas conhecidas e alguns se reviam na juventude e inocência das suas figuras de outrora.

A D. Anabela Ramos deu conhecimento do livro alusivo aos Jograis e seu passado, ainda a merecer algum cuidado e acabamento, mas que poderia ser ali consultado e visto, onde a presença de um dos seus maiores responsáveis, o Sérgio Pedro se fez notar, tendo que se ausentar mais cedo, para poder dar apoio a sua esposa e seu filho muito jovem.

Foi a vez de eu ser chamado para o "discurso" histórico e o mais abrangente possível. Agradecimentos feitos, historiei aquilo que esteve na génese da fundação em Estoi dos Jograis, razões e motivações históricas, onde o Teatro e o Futebol, estes em especial, de grandes tradições em Estoi, catapultaram a juventude dessa época épica, verão de 1974, para ocupar, pacificamente, as antigas instalações do Posto da G.N.R. em Estoi e aí fundar os Jograis, com o fulgor dos tempos que nos eram oferecidos pelos Capitães de Abril. 

Lamentando o apagamento e alheamento de alguns subscritores e fundadores dos Jograis, destaquei algumas saudosas personalidades, como a figura ímpar do Prof. Amílcar Quaresma, o António Mendes Grelha, Orlando Osvaldo, Eusébio Rita Bexiga, Virgilio Quintas Rodrigues, Damas, Cazuza, o Virgílio ou Deputado da Areia, como era conhecido, o Vitor Paté e o nosso marcador de campo, o Fernando "Dança", um homem pobre mas uma alma simples e pura, entre outros ex-Jograis e amigos, que na Missa do dia seguinte haveriam de ser lembrados.

Promessas incumpridas nós vivemos, sendo de destacar o incumprimento da promessa escrita da falhada construção do campo de futebol sintético na aldeia, com verbas quantificadas no III Quadro Comunitário de Apoio, razão principal para o findar do futebol em Estoi e a frustração de toda uma aldeia desportiva, enganada, desiludida, humilhada até!..

Salientei a pessoa que criou o símbolo, o emblema do nosso Grupo, o Paulo João Canal de Sousa, ali presente, tendo-se inspirado no emblema do então célebre Ajax de Amsterdão, em forma redonda, com o livro representando a cultura e os atletas estilizados do futebol e do andebol no interior de cada folha.

Uma retrospectiva desses tempos gloriosos, uma nota de destaque para o papel de dois jovens dirigentes, o Ivo Luz e o Rogério Cadete, quando os mais antigos Jograis se foram apagando e o RNAJ (Registo Nacional de Associações Juvenis) veio ao encontro dos mais jovens para assumirem responsabilidades directivas.

António Aleixo, nosso patrono, não poderia ficar esquecido e o discurso lido no momento, foi entrecortado com algumas sugestivas quadras do poeta cauteleiro Vila-realense.

Pena foi, que o Sr. Presidente e o Vice-presidente da Edilidade farense não tenham estado presentes quando lhes pedi, encarecidamente, a oferta de uma viatura de 9 lugares, mesmo que usada, para os Jograis, como prenda de aniversário e em compensação do uso que a viatura degradada já teve. Pelo menos as Autoridades da União de Freguesia ouviram o apelo e o pedido e por certo o mesmo irá ser encaminhado.

As palavras da Srª Presidente dos Jograis antecederam os parabéns a você, que à meia noite foram por todos cantados, culminando o bolo e o espumante, com música para dançar até madrugada.

No dia 15, aniversário dos Jograis, a Missa de acção de graças pelos Jograis vivos e por alma dos já falecidos, na Igreja matriz de Estoi, que o pároco celebrou, não foi muito concorrida e, pela primeira vez, fui convidado por uma jovem Jogral, a colaborar no pedido que a certo passo da cerimónia é feito.
 
À tarde, lá estavam alguns Jograis, que ao Futebol sempre dedicaram muito do seu tempo livre, numa "jogatana" no Poli-desportivo, mal cuidado, degradado, com gravilha, jogando um animoso desafio, num espírito amigável onde o mais velho, eu e os mais jovens atletas disputaram as duas belas taças em disputa que no final, por penaltis, foi ganha pela Equipa do António Pontes, tendo a mais pequena sido entregue pela Anabela a mim próprio que a entreguei ao Zé Padeiro para a expor na sua vasta galeria do Café "À do Padeiro" em Estoi. 

As bolas de ocasião, foram colocadas à disposição dos atletas pelo Duarte Baião, que ainda ficou a jogar um tempo extra com os mais jovens.

O Campo Ossónoba, que pisámos, impróprio para a prática desportiva em segurança, serviu somente para a foto das Equipas, sendo que os balneários anexos, se encontravam fechados, já que nos informaram não saber das chaves!..

Esta é, infelizmente, a triste realidade que se constata existir na nossa aldeia, de tão ricas e gratas tradições futebolísticas, que tanto dignificaram Estoi e seus residentes ao longo de décadas. 

Quem põe cobro a este "status quo"!?

Cada qual seguiu para suas casas para um banho retemperador e à noite, no belo recinto do Clube de Caçadores da Alcaria Cova, cedido gentilmente aos Jograis para o baile da noite, em contraste com algumas Associações da aldeia que não estiveram sintonizadas com o aniversário dos Jograis, a música, muito alta, animou os presentes, que tentaram conviver num espírito de amizade e alegria. 

No Bar exterior, as fotos da noite anterior e do jogo de futebol da tarde do dia seguinte, iam passando num ecrã gigante, para satisfação dos intervenientes.

Nestes dias festivos, na Sede dos Jograis, foram colocadas imagens fotográficas, lembranças, taças e troféus conquistados e que fazem parte do rico património do Clube ou do Grupo mais representativo da aldeia.
Os promotores tudo farão para, aquando da passagem do cinquentenário, 15 de Agosto de 2024, tornarem este dia, num marco inolvidável e único para a vida de tantos de nós, Jograis, de alma e coração, mesmo que, aqui e ali, divorciados e alheios ao que ainda vai sendo feito, em prol da cultura e do desporto amador na nossa aldeia, que trazemos no coração.

Não questiones o que os teus Jograis e a tua aldeia fazem por ti, mas sim aquilo que podes fazer por eles.

Um forte e amistoso abraço.
(J. Aleixo - Sócio fundador)

Sem comentários: