domingo, 22 de maio de 2016

CRISTINA ENTRE AMIGOS


(Foto de Célia Mendes Lourenço)

A expectativa criada com a apresentação da jovem estoiense Cristina Lopes, no centenário Clube Farense, não foi defraudada, antes pelo contrário. Sala repleta, público de pé, noite única! Estoienses envolvidos e em sintonia com uma das suas “pérolas” mais refulgente ali afluíram em massa. As palavras iniciais do Presidente desta Instituição, Augusto Miranda, desde a primeira hora entusiasmado com a possibilidade de ali ter a cantora, deram o mote.

Três jovens músicos deram entrada no palco, Ricardo Coelho ao piano, Paulo Machado na viola baixo e na bateria Vasco Fialho, acompanharam todo um desfilar de temas musicais, de uma diversidade e complexidade, só ao alcance dos dotados.

Elegantemente vestida, irradiando simpatia e uma timidez contagiante e ternurenta, a esbelta Cristina Lopes entrou e encantou todos, que no final de cada interpretação a premiaram com calorosos e prolongados aplausos. Temas de intérpretes consagrados, cantados em inglês, francês e num adocicado português do Brasil, fizeram as delícias dos mais empedernidos ouvidos. 

Um “Avé Maria” em latim, superiormente cantado pela Cristina Lopes, encerrou a 1ª parte, num aplauso de pé que eclodiu pela sala. Brilhante interpretação! Voz emotiva, expressiva, vibrante, sentida…

No início da 2ª parte, uma surpresa! A Cristina, dando mostra da sua sensibilidade apurada e reconhecimento para quem lhe deu os primeiros ensinamentos musicais, convida o seu Professor de música, Joaquim Machado, ao acordeão e o seu irmão mais velho, Rodrigo Machado, na bateria, para que, 55 anos após, revivessem os dois, a actuação que ali tiveram. Momento ternurento e singelo, de profundo significado para ambos, revelador da esmerada educação que seus pais, Guiomar Paulo e Mário Paulo, ali na primeira fila, lhe conferiram.

A boa música francesa, com a deliciosa voz timbrada da Cristina e o som do acordeão do Quim Machado, vibrante e pausado e os batimentos da bateria do Rodrigo, deram o mote para um novo desfilar de belas canções, onde a nossa língua jamais deixaria de ser expressivamente cantada. Um sucesso a todos os níveis, que “obrigou” a Cristina e os seus três amigos, a oferecerem uma última interpretação no final do espectáculo de hora e meia de encantamento auditivo e visual. Sala de pé, flores e aplausos, beijinhos, fotos e abraços.

Nós, que tivemos o privilégio de a escutar atentamente, auguramos e desejamos um futuro brilhante à “nossa Cristina”, porque ela o merece. Irá entrar numa “competição”, onde só alguns conseguem o estrelato, mas a força imparável que em si brota às catadupas, muito embora de um corpo franzino, enganador porém, a presença, a postura erecta, a voz, esse instrumento vocal inigualável que possui, conferem-lhe atributos que a poderão guindar ao patamar maior da música portuguesa, assim os “olheiros” das Editoras discográficas de Lisboa ou Porto a vislumbrem, porque a desvantagem de ser “algarvia” é grande. Jamais veremos na “nossa” Cristina Lopes, o facilitismo do optar por um tipo de música que não é o dela, “pimbalhada” e outros equívocos que nos querem impor.

A escolha feita, dos temas que interpretou, não está ao alcance de todos.

Parabéns Cristina e amigos que te acompanharam. Parabéns Direcção do Clube Farense, por “apadrinharem” e estimularem a voz inconfundível que julgamos e desejamos muito irá ser falada no panorama musical da nossa terra. Bravo Cristina Lopes. O teu mundo musical está aí, de braços abertos, como ontem todos nós te recebemos. Desfruta-o!

Faro, 22 de Maio de 2016
(Joaquim Aleixo)

1 comentário:

Unknown disse...

Um serão muito bem passado, tanto eu como a minha esposa ficamos encantados, foi a 1.ª vez que vimos e ouvimos a Cristina ao vivo, canta e encanta, tem uma bonita e melodiosa voz, parabéns para a Cristina e seus pais e para a nossa aldeia de Estoi, desejamos-lhe simplesmente todo o sucesso do mundo e que a Cristina consiga levar com ela Estoi por esse país fora e além fronteiras.

Custódio Adriano