segunda-feira, 2 de maio de 2016

EXPOSIÇÃO FOTOGRAFICA DA FESTA DA PINHA


No dia 3 de Maio, pelas 19h, irá ser inaugurada a exposição de fotografia “Festa da Pinha”, de Laura Carlos e Pedro Barros, na Delegação de Estoi da União das Freguesias de Conceição e Estoi (Faro).

A exposição pretende valorizar a Festa da Pinha ilustrando alguns dos seus 'pontos altos' através de fotografias a cores e a preto e branco, registadas entre os anos de 2010 e 2015. Aqui podemos observar os pormenores, fruto da criatividade individual e coletiva que dão um aspeto único e peculiar a esta manifestação. Esta apresenta-se ainda com um cariz documental tendo como objetivo promover a salvaguarda e a valorização desta importante manifestação de Património Cultural Imaterial do Algarve.

A exposição conta com o apoio da União das Freguesias de Conceição e Estoi e da Direção Regional de Cultural do Algarve, podendo ser visitada até 30 de Setembro, na Delegação de Estoi da União das Freguesias (antigo edifício do mercado - Largo Ossónoba, 71), de Segunda a Sexta, das 9h00 às 12h00 e das 14h00 às 18h00.

Os Autores:
Coordenação, texto e fotografia:
Laura Carlos é licenciada em Design pela Universidade do Algarve, Mestre em Gestão Cultural pela Universidade do Algarve, com a dissertação intitulada "Manifestação Cultural – Alterações ao longo do tempo, Estudo de Caso – Festa da Pinha” (2011-2013).

Fotografia:
Pedro Barros exerce a profissão de arqueólogo na Direção Geral do Património Cultural. Desde 1996, além de ter ilustrado alguns artigos sobre Património Cultural, conta com algumas exposições individuais temáticas onde se destacam: "Algarve Doce" e "Cortiça" (organizadas pelo Museu do Traje de São Brás de Alportel).

Os autores, em 2014 no Largo da Liberdade em Estoi, já realizaram uma exposição sobre o tema intitulada “Festa da Pinha, uma manifestação de Património Cultural Imaterial”.

Sem comentários: