sexta-feira, 10 de julho de 2020

7 Maravilhas da Cultura Popular


Foi no passado dia 6 de Julho (2ª feira), que a RTP 1, deu “tempo de antena” a Estoi, através do Concurso das “7 Maravilhas da Cultura Popular”, onde, na categoria de “Festas e Feiras”, a nossa tradicional e emblemática FESTA DA PINHA foi destacada e enaltecida, pelo continente, Regiões Autónomas e RTP Internacional.

Pouco importa agora, as “lágrimas” vertidas e a revolta acirrada, por parte de alguns(mas) “figuras da aldeia”, Estoienses dos “7 costados” (!), que perante a classificação dos votos telefónicos do povo(!) anónimo(!), nos relegaram para a 6ª posição, penúltima da tabela classificativa!..

O que mais importa salientar e destacar, foi a forma categórica, brilhante e conhecedora, de quem promoveu pelo concelho de Faro a iniciativa e convidou alguns Estoienses, para estar presentes em Monchique. Não sei quem melhor nos representaria!..

Sem ser de Estoi, relevo a participação brilhante da Prof.ª Dr.ª Alexandra Gonçalves, ex-Delegada Regional da Cultura do Algarve, do Dr. Marco Lopes, Director do Museu Municipal de Faro, responsável pela nossa candidatura e muito em especial pela Dr.ª Laura Carlos, que recentemente fez a sua tese de Mestrado, com distinção, sobre a nossa Festa da Pinha, honrando Estoi e os verdadeiros amantes da tradicional Romaria e dos “almocreves”. 

Obrigado pelo vosso esforço, entusiasmo, entrega e qualidade nas ideias e conhecimentos transmitidos.

Da minha participação directa, mais não fiz que aceitar o convite feito pela União de Freguesia da Conceição e de Estoi, dando aquilo que sei e que aprendi ao longo dos mais de 50 anos de Festa da Pinha da era moderna (1967-68) / 2019 e ter tido a honra de levar a meu lado o “almocreve” José Correia, senhor de uma sabedoria ímpar e memória prodigiosa dos seus velhos tempos, que a todos nos fascina.

As votações por telefone, foram feitas por quem as quis fazer, à responsabilidade directa de cada um de nós, julgando-se saber, que algumas candidaturas, “investiram” nesses votos, centenas e centenas de euros, numa tentativa “regulamentar”, de com esses votos, passar à fase seguinte. 

Apostaram, ganharam! Nada mais simples.

Como habitualmente, assino e dou a cara pelo que escrevo e pelo que digo. Assim o façam os críticos habituais. 

Viva a Festa da Pinha.

(Joaquim Aleixo)

Sem comentários: