domingo, 9 de setembro de 2018

ANIVERSARIO DA ASSOCIAÇÃO CHAROLA AMIZADE ESTOIENSE



Decorreu com dignidade e animação o almoço / convívio da passagem do 1º aniversário da ACAEstoiense, que no Cinema Ossónoba teve lugar.

A presença de ilustres convidados, conferiu ao evento um significado especial que muito nos honra referir.

Em representação da União de Freguesias da Conceição e de Estoi a Secretária Prof.ª Guiomar Paulo e seu esposo Mário Paulo, representando a União de Freguesias de Faro, o Secretário Sr. Jardim de Sousa, sendo que a presença do Delegado Regional do Algarve do I.P.D.Juventude, Prof. Custódio Moreno, nos encheu de orgulho e satisfação, não obstante outro compromisso inadiável que teve que cumprir em Faro, no Dia da Cidade e do Concelho, privando-o de saborear o nosso almoço.

Representando outras Associações nossas convidadas, com quem temos tido excelente relação, salienta-se a presença do Presidente da Casa do Povo de Moncarapacho, Sr. Joaquim Fernandes, que nos ofereceu um livro sobre o Associativismo, o dinâmico Presidente do Grupo Etnográfico de Quelfes – Dança dos Velhos, Sr. Orlando Formigo e esposa, o Sr. Vítor Major, Presidente da Direcção da Confest e esposa e o nosso associado e patrocinador por excelência, Sr. Duarte Baião e companheira, representando os Jograis António Aleixo na qualidade de Vice Presidente da Direcção.

Destaco as palavras estimulantes do amigo Presidente da Direcção do Grupo Desportivo de Mata Lobos, Sr. Francisco, que minutos antes me telefonou, pedindo desculpa pela ausência forçada, por questões pessoais inadiáveis. Um registo especial para o nosso amigo Presidente do CASCD, Sr. António Soares, que não pôde comparecer, por neste mesmo dia decorrer o aniversário de familiar chegado, entregando-nos uma carta de saudação, que foi lida no discurso final de agradecimento e duas ofertas. Um bonito troféu, com o símbolo da I.P.S.Social, que tanto prestígio possui em Faro e um excelente livro de Mário Cesariny.

Excelentemente servidos pela Equipa Estoiense da Anabela e Zé Padeiro, do Snack-Bar “À Do Padeiro”, nossos amigos de infância, tudo decorreu com bastante alegria e ambiente festivo, num total de 32 presenças, filmadas e fotografadas, como habitualmente, pelo nosso grande amigo e associado José Joaquim Rodrigues, que nos seus “blog´s” tão procurados, irá dar à estampa como habitualmente.

Não podemos esquecer o facto, de neste mesmo dia e na nossa presença, a aniversariante “Belinha” Parente, muito sorridente, junto ao seu querido esposo Joaquim Parente, receber, no final, um vistoso ramo de flores, sendo por todos cantados os “Parabéns a você”, ao som do nosso acordeonista Luís Parente, que, no final tocou e cantou, como só ele o sabe fazer! A esmagadora maioria dos nossos associados e elementos dos Órgãos Sociais disse Presente!

Fiz uma longa dissertação sobre a nossa Associação, que, não obstante a sua tenra idade, se orgulha de ter deixado para trás, cerca de 30 actuações com a sua Charola, ter promovido o espectáculo “Velhas no Cruzeiro”; “Fado, Cante, Charolas -Trilogia d´Encantar”; “I Encontro de Improvisadores das Charolas”; XXVII Gala Internacional de Acordeão; Passeio ao Parque da Mina e Museu do Acordeão em Paderne; Festival do Caracol e a compra de uma viatura de 9 lugares, usada mas em perfeitas condições, emprestada nestes últimos dias, para facilitar a viagem de alguns elementos da maior família de Estoi, “Família Evaristo”, à famosa Festa do Avante.

Todos os Presidentes e Secretários presentes, proferiram simpáticas palavras de estímulo e apoio, culminando as cordiais palavras que o Prof. Custódio Moreno julgou por bem dedicar à nossa Associação, disponibilizando o IPDJ para as nossas iniciativas e incentivando-nos a prosseguir, porque o mesmo não descurará o apoio possível que pudermos vir a necessitar.

Não quero deixar de agradecer os mail´s e chamadas telefónicas recebidas, por parte da DRCAlgarve, em nome da sua Directora Regional, Prof. Dr.ª Alexandra Gonçalves e Srs. Presidente e Vice Presidente da C.M.Faro, Dr. Rogério Bacalhau e Sr. Paulo Santos, respectivamente, impedidos de estar presentes, ou por razões de Agenda ou pelas cerimónias oficiais a decorrer em Faro, o que agradecemos.

A vida continua! 
A ACAEstoiense prosseguirá os seus desígnios e motivações, assim os seus componentes o queiram. Todos eles, sem excepção, foram dignos representantes da nossa aldeia e comunidade Estoiense. Que a unidade e coesão não nos divida. 

Obrigado a TODOS.
O Presidente da Direcção,
(Joaquim Aleixo)

Sem comentários: