sexta-feira, 1 de julho de 2016

VIATURA COMUNITARIA DE ESTOI


…Corria o ano de 2002, da era de Cristo!.. 

Podíamos começar assim, o recordatório desta iniciativa, louvável e altruísta, levada a cabo pela cidadã Estoiense, Manuela Alves, que, por sua autoria, decidiu iniciar, primeiro no Canadá onde trabalhou, mais tarde pela Freguesia de Estoi, casa a casa, reunindo para a futura compra da “Ambulância” (como inicialmente era falado), mais tarde, ano de 2005, “Viatura Comunitária de Estoi”, 3.200 e 4.090 euros, respectivamente, mais euro menos euro. Há documentos que atestam ao cêntimo essas verbas.

 No ano de 2005, em representação do Executivo, presidido por José António Paula Brito, a presença do então Secretário da Junta, Joaquim Aleixo, junto da Associação de Beneficência Algarvia, em Elisabeth (New Jersey) e de muitos Estoienses ali presentes, no jantar de Gala dos 25 anos desta meritória Associação, ofereceram, para essa futura aquisição, cerca de 6.020 euros, entregues, quase que na totalidade, através da deslocação de elementos da Direcção dessa Associação, no ano seguinte, ao ainda presidente da Junta Paula Brito, que, por razões totalmente desconhecidas para todos os apoiantes, nunca achou por bem ser a Junta por si presidida a arcar com a compra e gestão dessa viatura!..

 Tudo junto, num total estimado em 13.308,72 euros, conforme documentação que a cidadã Manuela Alves conserva, esse dinheiro, entra numa conta à responsabilidade da Direcção da Casa do Povo de Estoi, para, segundo nós, ser utilizado apenas e só para a aquisição da “Viatura Comunitária de Estoi”. 

Os anos foram passando, iniciativas tendentes a ampliar mais ainda essa verba não se realizaram, o dinheiro, mesmo a prazo, não renderá muito e, após várias tentativas, por escrito, dirigidas à Direcção da Casa do Povo de Estoi, pelo cidadão Joaquim Aleixo, não vieram a obter qualquer resposta.

O boato fere como se fosse uma lâmina e bastas vezes a cidadã Manuela Alves é interpelada na rua, por pessoas que questionam o porquê da sua ajuda ainda não ter sido viabilizada e concretizada a compra dessa tal viatura. 

Na América, os dirigentes e associados da Associação de Beneficência Algarvia, por certo lamentam que nunca mais souberam o que foi feito ao dinheiro que vieram trazer a Estoi e a decisão mais exequível e justa para terminar de vez com este clima de suspeição foi, tão só e apenas, pedir a marcação de uma Assembleia extraordinária junto da União de Freguesias da Conceição e Estoi, que veio a realizar-se, apenas com carácter de reunião Ordinária, no passado dia 27 de Abril, com uma sala repleta de público, ávido de saber novidades.

Historiada a iniciativa pelos seus intervenientes directos, Manuela Alves e Joaquim Aleixo, que guardam religiosamente toda a documentação e é muita, alusiva a tudo aquilo que se relaciona com esse peditório, quer nas listagens dos cooperantes, muitos já falecidos, quer no quantitativo dado e identificação individual, quer em extractos bancários, cartas, ofícios, apontamentos. 

Para nossa perplexidade, a Sr.ª Presidente da Direcção da Casa do Povo, afirmou o seu descontentamento por esta reunião se ter realizado neste espaço, quando a Casa do Povo sempre esteve de portas abertas a quem quisesse saber sobre o dinheiro que lhes foi dado… 
Aqui reside a nossa questão principal. O dinheiro recolhido no Canadá, em Estoi e nos U.S.A. foi dado à Casa do Povo de Estoi!? Por quem e porquê!? Se nos peditórios feitos nunca a Casa do Povo foi referida como destinatária final ou até intermediária dessa verba!?  
      
Que o dinheiro existente é pouco para a viatura que se deseja comprar, com elevadores para cadeiras de rodas e toda uma série de requisitos, totalmente incomportáveis para aquilo que julgamos lá estar à sua guarda…

Qual a Acta, qual o documento formal que atesta a veracidade dessa “oferta”!? 

Os promotores rapidamente se colocaram em campo e num Abaixo assinado, por 53 cooperantes Estoienses, recolheram o sinal, inequívoco e concludente que julgavam. 

A verba será para comprar uma “Viatura Comunitária” se não nova, usada e em perfeito estado de conservação, aproveitando a circunstância do actual Presidente do Executivo, José Antónimo Jerónimo, ter afirmado, publicamente, nessa Assembleia, total disponibilidade para, logo o dinheiro lhe seja entregue, pedir orçamentos a Stand´s automóveis, adquirir a viatura, gerir a sua manutenção, seguro e condução da mesma, em apoio ao povo de Estoi, em especial para o mais desprotegido e abandonado e a possibilidade de, através de um Protocolo, a mesma poder ser utilizado pelas Associações e Colectividades da Freguesia de Estoi. 

Nem mais! Assim o desejo e a vontade dos apoiantes seja cumprida.

Resta-nos esperar! Esperar e confiar no bom senso, na defesa de princípios que julgamos todos perfilham e adoptam nas suas vidas. 

É tempo de cumprir um simples desígnio. Catorze anos meu Deus!..

Estoi, as suas gentes humildes, as suas Associações merecem algo de mais. Fomos votados ao ostracismo ao longo de anos e anos e esse tempo jamais volta. Olhemos o Futuro com esperança. 

Compre-se a “Viatura Comunitária” para Estoi e os Estoienses. 

Obrigado a todos que colaboraram e nos deram força para não deixar morrer a Esperança.
                                                                                           (J. Aleixo)

Sem comentários: