sexta-feira, 10 de julho de 2015

CRONICA DE UMA TARDE/ NOITE MUITO ANIMADA EM ESTOI



A canícula de uma tarde de verão assolava Estoi, mas a azáfama incessante envolvia um punhado de gente jovem e empenhada em montar o recinto e os pontos nevrálgicos da 1ª prova de resistência nocturna de Estoi na modalidade BTT (Bicicletas Todo o Terreno), que sob o impulso da Equipa JIC Alumínios Carrega se iria realizar na aldeia, percorrendo as mais pitorescas ruas de Estoi, 3 horas de esforço, num circuito fechado, com 4,5 Km aproximadamente por cada volta.

Sob a Direcção do Ilidio Carrega, proprietário desta conceituada Empresa Estoiense, um vasto grupo de seus amigos e colaboradores prepararam as metas, os pontos de passagem, os obstáculos mais problemáticos, concertando com a Brigada de trânsito da G.N.R. e os Socorristas de apoio. 

Um Secretariado devidamente preparado e identificado, com as cores azul celeste / laranja nos seus bonés e t´shirts vistosas, sorrindo a cada questão colocada, davam um cativante charme e beleza ao espaço. 

Os sacos da Empresa eram dados a cada atleta inscrito, com recordações do evento e a mesa de cronometragem da Empresa Cronosport, nossos vizinhos da Conceição de Faro, tudo fazia para à hora prevista, 19:30, os resultados de passagem fossem devidamente anotados, já que os "chip´s" insertos nos equipamentos de cada atleta, dariam, à passagem de cada volta, o tempo exacto de cada concorrente.

Cerca de 80 os atletas concorrentes, na maioria do sexo masculino, oriundos de todo o Algarve, de Castro Marim a barlavento a Portimão no sotavento algarvio.
 
As mais carismáticas ruas de Estoi foram antecipadamente cortadas ao trânsito, havendo porém o cuidado de conseguir alternativas para os visitantes e residentes, não obstante uma ou outra incompreensão natural quando se altera o que há anos está estabelecido. 

Com um sorriso e uma palavra calma tudo se foi ultrapassando quer pela presença dos elementos da G.N.R., quer ainda por cerca de 30 voluntários, atletas e seus amigos, que se privaram de participar na prova, para ajudarem simplesmente à segurança dos demais. 

Animação musical não faltou e as indicações foram sendo transmitidas por mim e pelo Ilidio, sempre solicito a dar as indicações e a responder às questões que lhe eram colocadas. 

A contagem decrescente ia sendo dada, o aquecimento e reconhecimento do percurso, a abertura do "controlo zero", o "brifing" antecedendo a partida, que o Ilidio promoveu, esclarecendo todas as questões, indicando a disponibilidade dos balneários da Escola 2, 3 Poeta Emiliano da Costa e a partida foi dada, exactamente às 19:30 como planeado. 

Velocidade inicial para conquistar as melhores posições e o conhecimento de prémios para a passagem em cada melhor hora do percurso. 

Também a animação no local de chegada não faltou, com a Escolinha de Folclore da Casa do Povo de Estoi, sob o comando do amigo Zeca Barão e a qualidade ímpar do sempre amigo e presente compositor, poeta e exímio acordeonista Fernando Inês, rodopiando os corridinhos e arrancando as palmas da assistência. Seguiu-se uma aula de Zumba e para terminar o Hip-Hop, sempre ruidoso e ginasticado nos seus movimentos, sob o comando das suas monitoras. 
Na entrevista final à simpática Monitora do Hip-Hop, foram dados alguns esclarecimentos oportunos sobre as virtualidades desta última modalidade rítmica e musical. 

O tempo ia decorrendo e os atletas refrescavam-se nos pontos de passagem, alimentando-se por vezes com fruta que ingeriam ou bebidas energéticas adequadas. No final de cada hora fomos dando a conhecer o atleta mais capacitado e com mais voltas dadas. 

Demos nota e destaque, por mais de uma vez, das Empresas patrocinadoras, umas 20 no total, agradecendo a sua preciosa e indispensável ajuda, complementada, no final, pelo agradecimento devido à União de Freguesias de Conceição / Estoi e C.M.faro, sendo que a presença do Presidente da União de Freguesias, Sr. José António Jerónimo, se fez sentir, intervindo depois na entrega dos prémios aos atletas classificados nas 3 primeiras posições, quer nas Elites (dos 16 aos 35 anos), quer nos Masters (+ de 35 anos), masculinos e femininos.

A chegada da noite ocorreu e a ligação eléctrica de cada bicicleta fez-se notar, quer na frente quer na retaguarda de cada veículo, garantindo a segurança de todos. Mais público ainda, distribuído pelas bonitas ruas de Estoi, com especial enfoque na descida da Rua da Barroca, a mais típica da aldeia, com a sua escadaria suave mas bem inclinada, onde todos passaram inúmeras vezes, felizmente sem incidentes.

Infelizmente já quase no final da prova, um passeante imprudente, não ouvindo o alerta dos monitores ou da aparelhagem sonora, foi atropelado por um ciclista, que felizmente não caiu, sendo de imediato ajudado pelos Socorristas presentes, indo na Ambulância ali sediada, sendo aí reanimado e tratado convenientemente, devolvido à vida, sem que antes tenha passado por um tremendo susto.

A apoteose final, os aplausos merecidos aos vencedores e a todos que cumpriram o difícil e duro percurso e a entrega final dos prémios aos 3 primeiros classificados em cada escalão, foi o epílogo duma tarde / noite desportiva, social e de grande impacto na aldeia e Freguesia.

Estão de parabéns os promotores do evento. À cabeça o maior responsável Ilídio Carrega, "alma mater" de toda esta vasta Equipa que liderou, com sapiência, serenamente sem gritaria , sem histerismos, com competência e rigor. 

Os seus amigos atletas, dirigentes, treinadores, cronometristas, socorristas e agentes da G.N.R. Os patrocinadores referenciados e no local publicitados, os grupos de animação folclórica, zumba e hip-hop, a C.M.Faro e União de Freguesias Conceição / Estoi e finalmente o público anónimo de Estoi ou vindo das suas terras apoiar os seus familiares e amigos, que durante largas horas viveram Estoi, tiraram fotos e filmaram Estoi e gastaram uns euros nos Cafés e Restaurantes de Estoi, ajudando a exígua e depauperada economia local, tão carente ela está de suscitar mais visitantes a nela se envolverem, abraçando a tradicional hospitalidade aldeã que nos caracteriza e enobrece.

E como sempre, a presença do nosso amigo e conterrâneo Ludgero Rita Luis que, de máquina apontada, captou belíssimas imagens da prova, que poderão por todos ser consultadas.

Foi o primeiro ano de muitos que estou certo se seguirão, porque quando o que se faz é bem feito e criativo, o merecimento e o aplauso é justo e devido.
Força Ilídio Carrega!

(J. Aleixo)

Sem comentários: