sábado, 13 de outubro de 2012

FEIRA ROMANA


I FEIRA ROMANA DE ESTOI

(16 a 24 de Agosto de 2013)


Um grupo de cidadãos de Estoi, numa ideia original de José Alfredo Leiria, Mestre em História, está dando os primeiros passos para a possível realização de uma Feira Romana, cujo enquadramento temporal se irá reportar a meados do séc. III da nossa era, contando à partida com um conceituado grupo de “Impulsionadores” da cultura romana, professores universitários, arqueólogos e representantes da cultura, do associativismo e do povo anónimo de Estoi.

A visita de estudo e avaliação que o José Alfredo Leiria e o Joaquim Aleixo realizaram em Silves e Castro Marim, na altura das suas tradicionais Feiras Medievais, em pleno mês de Agosto, acicataram mais ainda a sua vontade de levar por diante esta I Feira, não medieval mas sim romana, dada a presença bem vincada que o povo romano teve em Estoi e no concelho. As datas escolhidas, (16 a 24 de Agosto), serão as ideais, já que logo após a Feira de Silves e antes da Feira de Castro Marim, facultando aos muitos “Feirantes”, “Artesãos” e à Associação mais direccionada para a promover, a famosa “Viv´Arte”, a possibilidade de permanecer na Região praticamente todo o mês de Agosto, o que para eles é óptimo.

A ideia original foi lançada no nº 2 do periódico da ACESTOI (Associação Cultural e Recreativa de Estoi), de que o José Alfredo Leiria é o Director, no passado dia 18 de Agosto, tendo desde logo suscitado alguma natural expectativa na população, pelo arrojo e coragem organizativa que tal façanha contempla, mais a mais nos conturbados tempos que vivemos hoje!

No passado dia 30 de Setembro, pelas 15:30, na sede da Junta de Freguesia de Estoi, a Comissão Impulsionadora da I Feira Romana, após convite feito a todas as Associações e todos os interessados, fez a apresentação do projecto, onde a presença da Sr.ª Vereadora da Cultura da C.M.Faro, Dr.ª Alexandra Gonçalves, a Responsável pela Secretaria Regional da Cultura, Dr.ª Dália Paulo, o Presidente da Junta de Freguesia de Estoi, Dr. Paula Brito, a Dr.ª. Adriana da Área de História da Universidade do Algarve, o Arqueólogo Dr. João Bernardes e uma ilustre representante da Associação Viv´Arte, D. Petra, nos honraram com a sua presença.

O caminho é longo e penoso, mas possível, assim todos o queiram encetar. Conclusiva será a reunião agendada para o próximo dia 24 de Outubro, uma 4ª feira, onde a Estoi virão os representantes maiores da Associação Viv´Arte, experimentados e apetrechados de tudo aquilo que importe ao sucesso da iniciativa, recentemente galardoados em Itália, com a medalha de ouro, pela qualidade das suas recriações históricas.

Os 3 maiores Largos de Estoi, Ossónoba, Liberdade e Humberto Delgado, as ruas mais típicas de Estoi, Barroca, e perímetro envolvente, ficariam disponíveis para a Feira, onde artes e ofícios da época, artesãos, pregoeiros, declamadores, escravos, cesteiros, ferreiros, oleiros, escravos ou negociantes co-habitam, vivem o pulsar da vida quotidiana à época romana. Danças, luta de gladiadores, teatro, poesia, tudo será programado ao pormenor pela Viv´Arte, com a participação do povo e das Associações, Infantários, Escolas, Lares de Estoi, que desejem aderir. O povo residente e em especial o inserido no perímetro da Feira, poderá, se assim o desejar, vestir-se à época, comercializar produtos do campo, (figos, amêndoas, uvas, doces, velharias, etc.), enfeitando as suas janelas ou varandas com colchas garridas, flores, palmeiras, conferindo à sua rua, à sua casa, um ar festivo, acolhedor, convidativo.

Até lá e nestes meses que ainda temos, os preparativos irão sendo realizados ao pormenor, transmitidos pelos historiadores e arqueólogo que estudaram a época, quer sugerindo o tipo de traje a utilizar, materiais simples e acessíveis, que vão do pano-cru ou serapilheira, aos tecidos de cambraia, vaporosos, purpúreos ou de alvura transparente dos patrícios de Roma. Nos Infantários, se aderirem, nas Escolas, nos próprios Lares e nas Associações Estoienses, estas vestes, estes apetrechos, poderão ser preparados, onde no próximo Carnaval, por ex., os desfiles, a temática dos Concursos de máscaras, poderá incidir sobre a presença dos Romanos na Península, em Ossónoba, no Milreu, preparando-nos para a Feira, que em Agosto atrairá a Estoi, em 9 dias de grande animação, milhares de turistas com a população de Estoi em alvoroço.

Num horário que deverá não fugir muito das 18 à 01 da madrugada, a I Feira Romana de Estoi dará, assim o esperamos, grande visibilidade a toda a aldeia e Freguesia, animação, negócio na hotelaria, restauração, comércio e indústria variada, dando-a a conhecer ao país e ao mundo, onde os nossos queridos emigrantes, de férias na sua e nossa aldeia, rejubilarão e orgulhar-se-ão de ver a sua aldeia repleta de festa, de alegria, de vida!

Apelamos, em nome da Comissão Impulsionadora, a aderirem em massa a esta iniciativa, caso consigamos, como julgamos e acreditamos ser possível, ter a nosso lado, a partir do próximo dia 24 de Outubro, a Associação Viv´Arte e as Entidades locais, concelhias e regionais, que nos estimulam e apoiam desde a primeira hora.
Viva Estoi!

Estoi, 13 de Outubro de 2012
P´la Comissão Impulsionadora,
(Joaquim Aleixo)

Sem comentários: