Meu bom amigo.
As minhas cordiais saudações amigas, com os votos de um Bom Ano 2008.
Estamos chegando ao final das muitas actuações da Charola Ossónoba de Estoi, que nos dias festivos do Ano Novo e Reis representou a minha e nossa aldeia com elevado sentido e dever charoleiro, cantando ao "menino" como é típico da nossa tradição.
Deixei-te o calendário de actuações, sendo que somente não foi possível actuar-mos em Machados, porque o atraso que nos foi imposto na actuação da Soc. Rec. Bordeirense assim o justificou, tendo como compensação, uma outra actuação, após nosso desempenho no Cine Teatro de São Brás, na Casa do Povo de Santa Catarina.
A convite do Sr. Álvaro Paço, actuámos num grandioso convívio ocorrido no dia 12 p.p. onde ainda estiveram as Charolas da C.Povo da Conceição de Faro, a Velha Guarda de Bordeira e uma outra de Bordeira, onde está o Tó Pinto. Presente a Srª Governadora Civil, Sr. Presidente da C.M.Faro e das Juntas de Freguesia de Estoi. Santa Bárbara, Conceição de Faro e Sé, para além de outras "altas individualidades" e outras mais "baixinhos".
No Domingo deslocámos-nos à Casa do Povo de Moncarapacho, a convite da sua Direcção e finalizámos em apoteose o Encontro de Estoi na remodelada e acolhedora Casa do Povo.
Neste próximo Sábado estamos convidados para uma actuação na tomada de posse do Presidente da Associação Empresarial de Almansil, com o nosso conterrâneo Engº Sousa Neto como Presidente empossado a realizar pelas 15H00 no Restaurante Austrália.
No Domingo estaremos num convívio de aniversário da nossa colega porta bandeira, Dores Pires e ainda temos que realizar uma festinha convívio com música de Charola e música de baile na Casa do Povo de Estoi, local onde ensaiámos esta época charoleira.
Em resumo, mais de 30 actuações, na Freguesia de Estoi, na Conceição de Faro, Bias, Luz de Tavira, Albufeira, São Brás, Santa Catarina, Faro, Santa Bárbara, Bordeira, Tavira, Moncarapacho.
Foi nota dominante e de triste recordação, o fatídico desaparecimento do mundo dos vivos, do charoleiro e ex-companheiro de Junta, Joaquim Pinto, a quem todas as Charolas prestaram homenagem no decorrer do seu funeral e onde a sua última vontade em que tocassem no decorrer do mesmo músicas da sua preferência, trinando as castanholas e pandeiros aquando do enterramento do seu corpo, numa manifestação arrepiante a que assistimos.
Fiz e dei conhecimento ao Presidente da Junta local, Dr. Leonardo Abreu, no Café Barracosa de Bordeira, onde actuámos nessa noite, de 1 de Janeiro, da nossa homenagem poética, nestes versinhos que fiz, a saber:
"In Memoriam" (Joaquim Pinto)
Um homem bom - Um poeta!...
Bom amigo e companheiro
Que a todos deixa saudade!...
Tua alma de charoleiro
Na castanhola ou pandeiro
Na União, na Amizade
A Malta está toda aqui
As Flores são p´ra ti
A Mocidade presente.
De Bordeira, Conceição ou de Estoi
Em Santa Bárbara é que foi
Que sentiste o calor da gente.
Serás sempre recordado!...
Esse sentimento presinto
Por todos és estimado
Poeta e amigo -Joaquim Pinto.
Assim foi esta época, que estou certo ficará em nossas memórias, talvez bem documentada com algunas fotos que sei tu tiraste e alguns outros amigos também.
Vou querer ter algumas para o meu ainda pequeno álbum de fotos da Charola Ossónoba com apenas 5 anos de vida, mas com ganas de prosseguir esta imparável sensação de responsabilidade por preservar tradições seculares que não queremos deixar morrer.
Obrigado pelas tuas vivas e versos adequados que repeti nalguns locais onde actuámos, elas foram bem recebidas e ajudaram a compor o "ramalhete festivo".
Um abraço.
(J. Aleixo)
Sem comentários:
Enviar um comentário