terça-feira, 29 de março de 2022

DIASPORA PORTUGUESA



Gostaria de saber se alguém tem informações sobre os habitantes de Estoi, entre 1884 e 1895. 

Procuro informação sobre o meu bisavô e a sua família e há uma família cujos dados coincidem mas teria que encontrar dados sobre as suas viagem à Argentina, para confirmar. 

Já pesquisei nos arquivos distritais, encontrei vários documentos mas não consigo encontrar mais informações sobre a viagem ou mais detalhes. 

Posso anexar documentos, se necessário. 

O meu bisavô poderia ser José Buiz, 1884, (Buis/Buys), filho de Manuel Buiz e Maria Ritta.


Obrigada
Laura Suarez
 

segunda-feira, 28 de março de 2022

ARVORES HISTÓRICAS DE ESTOI

 



Na 2ª. edição do Orçamento Participativo 2021-2022, a Câmara Municipal de Faro, considerou que a proposta apresentada por José António Paula Brito, António Ludgero Rita Luís, Stefano Malobbia, Luis Barriga, Centro Interpretativo do Palácio de Estoi e respectivo Passeio Pedestre com classificação das Árvores Históricas, reúne condições para passar à fase de votação.

Esta candidatura foi considerada com o numero 3- ARVORES HISTÓRICAS DE ESTOI

A votação está a decorrer entre os dias 7 e 31 de Março de 2022

Para votar terá de ter presente o seu cartão de cidadão e o seu telefone para onde será enviada uma mensagem com o código para validação.

Vote acedendo ao portal https://op.cm-faro.pt/

CARLOS CRUZ "RECORDAR É VIVER"


Decorreu ontem à tarde na Casa do Povo de Estoi, a apresentação de um livro de memórias do Estoiense, Carlos Nascimento Cruz, intitulado "Recordar é Viver".

Perante uma sala quase cheia de publico, o Carlos Cruz, emociou-se ao confessar que nunca imaginou escrever um livro e que só o fez a pedido de muitos amigos do Facebook que o incentivaram a passar para o papel todas publicações que ia colocando naquela rede social.

Para esta publicação contou com o apoio e ajuda a nível de edição da sua grande amiga Amélia Mascarenhas.

No final houve a habitual sessão de autógrafos.


HOMENAGEM A HELDER SIMÃO



Decorreu no passado Sábado, no cinema Ossonoba em Estoi, uma homenagem publica ao Hélder Simão Pinheiro Luz, pessoa bastante conhecida em Estoi, onde viveu quase toda a sua vida. 

Embora fosse natural dos Vilarinhos, S. Brás de Alportel, onde nasceu em 25 de Março de 1959, veio para Estoi ainda muito novo, terminando a Escola Primária que tinha iniciado nos Vilarinhos.

Sendo um dos fundadores dos "Jograis António Aleixo", participou como actor em diversas peças teatrais das quais destacamos os autos de António Aleixo e a farsa de Mestre Pathelin. Era também um divertido contador de anedotas.

No desporto, foi jogador de andebol, lançador de peso no atletismo e boxeur. Também desempenhou as tarefas de massagista.

Como grande entusiasta da Festa da Pinha, era a sua carrinha (a Rádio Simão) que sempre abria o cortejo cujo som animava todo o percurso.

Na vida profissional, desempenhou diversas actividades e foi o proprietário do Café Arcádia, no Largo Ossonoba, em Estoi.

Alguns anos atrás sofreu um grave acidente de moto que o deixou incapacitado, obrigando-o mesmo à reforma por invalidez.

Já bastante debilitado, faleceu no dia 7 de Maio de 2020, aos 61 anos de idade, deixando um vazio nas vidas dos seus familiares  e tantos amigos que soube conquistar ao longo da sua vida, com a bondade, a ternura e a graça das suas inesquecíveis anedotas… 
 
No cinema Ossonoba em Estoi, para além de muitos amigos, lá estiveram também as suas filhas Sara e Regina, o filho Miguel e os netos Guilherme, Júlia e Simão que no final subiram ao palco para agradecer a todos os que estiveram presentes, bem como os que com o seu trabalho e ou donativo contribuíram para o êxito desta homenagem.


terça-feira, 22 de março de 2022

COMEMORAÇÕES XX ANIVERSÁRIO DO MOTO CLUBE DE ESTOI

 


sábado, 12 de março de 2022

APRESENTAÇÃO DO LIVRO DO ESTOIENSE CARLOS CRUZ

 



Vai decorrer na Casa do Povo de Estoi, Domingo, 27 de Março, a partir das 16.00 horas, a apresentação do livro " Recordar é Viver", da autoria do Estoiense, Carlos Cruz.