Decorreu na noite da passada Quinta-Feira, 29 de Julho, na sua sede, em Conceição de Faro, uma Assembleia da União de Freguesias de Conceição e Estoi, para apreciação e votação entre outros pontos, da proposta de desagregação das Freguesias de Conceição e Estoi.
Posto à votação a proposta foi aprovada por unanimidade.
O assunto segue agora para a necessária apreciação e aprovação da Assembleia Municipal de Faro e caso seja aprovada, será enviada a Assembleia da Republica para aprovação final e restauração das antigas freguesias de Conceição e de Estoi.
Recordamos que a agregação destas freguesias foi efetuada em 2013 sob contestação das respetivas populações, tendo também na altura sido rejeitadas nas assembleias de freguesia e municipal.
Acrescente-se que em Estoi, foi criada uma Petição Publica à Assembleia da Republica e um Grupo de Apoio à Restauração da Freguesia de Estoi, da autoria de Luís Barriga, que levou o assunto até à Comissão de Administração Pública, Modernização Administrativa, Descentralização e Poder Local, onde foi aprovada em 12 de Janeiro de 2021.
Aguarda-se agora com interesse o desenrolar dos acontecimentos esperando que sejam favoráveis ás pretensões das populações de ambas as freguesias agregadas.
Sem comentários:
Enviar um comentário