terça-feira, 26 de março de 2019

GALA INTERNACIONAL DE ACORDEÃO DA ACAE 2019



  
Agendada previamente, (5 de Janeiro de 2019), pela ACAEstoiense, na União de Freguesias da Conceição e Estoi, após convite feito pelo promotor das Galas Internacionais, Sr. Francisco Sabóia, realizou-se na tarde de Domingo passado, no Cinema Ossónoba, a partir das 16:00, mais uma das muitas edições do certame cultural, onde, a figura do mais ilustre e famoso acordeonista Estoiense, Francisco José Moreira Correia, Chico “Ervilha”, esteve em destaque.

Contando com a oferta do som e luz profissional da famosa DO RE MI, o salão do Cinema estava radioso e refulgente, como em poucas realizações ali foi evidente, tal a quantidade e qualidade do material ao nosso dispor, para um elenco de muita qualidade, onde sobressaíram os dois acordeonistas estrangeiros presentes, Gary Blair da Escócia e o ex-bicampeão do mundo, Petar Maric da Sérvia, que levantou a plateia no calor das suas interpretações maravilhosas.

Destaque para a presença e qualidade do nosso vizinho e amigo Jorge Alves, que na actuação anterior, na Casa do Povo de Moncarapacho, sua terra natal, se emocionou, pela recepção calorosa dos seus conterrâneos e muitos admiradores.

A organização ofereceu, pela mãos das “meninas do Teatro das Escolas de Estoi”, amêndoas coloridas a todos os visitantes, num gesto de simpatia e acolhimento que nos é peculiar, quando a proximidade da Páscoa é evidente.

A homenagem feita ao “Chico “Ervilha”, como carinhosamente é por nós seus amigos, tratado, teve alguns momentos poéticos e declamativos, feitos pelas “meninas”, num palco onde se colocaram apetrechos alusivos à sua primeira “escola de música”, do sapateiro Estoiense, Mestre António Bica “Calote”, como era conhecido em Estoi, onde não faltou o menino a tocar “gaita”, seu primeiro instrumento musical e a “ferocidade” da sua e nossa Professora D. Beatriz, simulada em palco pela Matilde com a sua régua grossa, proferindo a “simpática” frase: Arrebento-te com o canastro e tiro-te as ganas do comer p´ra fora…”

Da Direcção e Órgãos Sociais da ACAEstoiense, o Chico “Ervilha” recebeu um brilhante troféu, de qualidade inquestionável, sendo que a sua esposa, D. Graça, ali presente, ao lado dos filhos, netos e família, foi ofertada uma boneca artesanal, carinhosamente confecionada pela arte da Helena Aleixo.

O Francisco “Ervilha”, interpretou e ainda muito bem, algumas músicas conhecidas e um clássico, com muito aplauso do público presente, sendo que no final, voltámos a ter em palco Maric Petar, para mais uma portentosa actuação, que levantou o público entusiasmado com o seu virtuosismo, velocidade de execução, simpatia e comunicabilidade constante. Um exemplo a seguir para alguns músicos, meio taciturnos e alheados do seu maior recurso – O Público!

CD´s de cada intérprete, fotos e autógrafos, culminaram uma tarde e um serão bem passado em Estoi, onde, na manhã, o famoso Grande Prémio Eusébio “Rita Bexiga”, em atletismo, percorreu as sinuosas ruas de Estoi, com afluência de muitos atletas, femininos e masculinos nos vários escalões etários. Aliás os Jograis António Aleixo, estiveram à frente do Bar de apoio no decorrer da Gala, com assinalável sucesso, superiormente conduzido pelo infatigável e polivalente amigo Duarte Baião, seu Vice Presidente da Direcção.

Para lá dos já citados acordeonistas, uma palavra de simpatia e de estímulo aos restantes, com destaque para o ex-campeão do mundo na categoria Júnior Varieté em 2017, o algarvio Luís Mira, de Portimão, o Monchiquense Marcelo Rio, o acordeonista do Barreiro Adriano da Lapa e, como sempre, o Director do Museu de Acordeão, em Paderne, Francisco Sabóia, que teceu palavras elogiosas à organização do certame.

Porque de toda a justiça aqui deixar expresso, agradeço a presença da “nossa amiga”, Prof.ª Guiomar Paulo, Secretária da União de Freguesias, o telefonema recebido pelo Presidente, José António Jerónimo, ausente por razões pessoais, que ofereceu placas a todos os acordeonistas e o “nosso amigo”, Prof. Custódio Moreno, Delegado Regional do IPDJ, que nos agrada sobremaneira tê-lo a nosso lado, mais ainda, quando nos disse, que o Francisco Ervilha”, sempre colaborou consigo nas iniciativas que teve em Pechão, aquando da sua passagem pela Presidência da Junta local, já que a família “Ervilha” reside na sua Freguesia.

É justo salientar, o trabalho da Direcção e Assembleia da nossa Associação sem fins lucrativos e colaboradores amigos, a saber: José Pedro Soares, Maria das Dores Pires, Valério Pires, Helena Aleixo, António e Natália Serôdio, Rui Santos, Matilde e Catarina (Charola) e as meninas e menino do Teatro, Tatiana, Catarina, Maria e Pedro.

D. Josefa, D. São Brito, D. Anabela, “Zé Padeiro” e colaboradoras, o nosso Muito Obrigado pela ajuda na venda dos bilhetes.

Já anunciado para a tarde do dia 25 de Abril, os “Brasa Doirada” (Portimão).

Música tradicional alentejana! Qualidade e muita diversão em palco!..

(J. Aleixo)

Sem comentários: