sábado, 18 de agosto de 2018

COMEMORAÇÃO DO 44º. ANIVERSÁRIO DOS JOGRAIS ANTÓNIO ALEIXO

(Foto Luis Barriga)

Foi num clima de grande entusiasmo, coesão e unidade, que os actuais órgãos Sociais da mais antiga e prestigiada Associação Estoiense, juntaram no almoço do 44.º aniversário, no Restaurante “O Vítor”, dos nossos amigos Mariana e Vítor Silva, 67 convivas, que mereceram a presença amiga do Presidente do IPDJ, Prof. Custódio Moreno, que desejou marcar presença, não obstante as muitas solicitações e convites que tinha disseminadas por todo o Distrito.

Em representação da nossa União de Freguesias, a simpática presença da sua Secretária, amiga e conterrânea, Prof.ª Guiomar Paulo.

Já na noite anterior e na Sede do Núcleo Associativo, cerca das 00:00, os Jograis festejaram, em primeira mão, a passagem do 44.º aniversário, com um sugestivo bolo decorado com o nosso símbolo, brindando com espumante e cantando-se os “parabéns a você”.

É o ressurgir do “gigante adormecido”! Assim todos esperam que seja. O ecletismo, a visibilidade e o nome do patrono que transportamos com muito orgulho, assim nos motiva e impele.

Excelente almoço, excelente troca de experiências, vivenciadas por vastos episódios ocorridos ao longo deste quase meio século, numa mescla geracional que importa realçar.

Quem não conheceu os momentos exaltantes saídos da Revolução de Abril e toda a dinâmica daí resultante, foi tendo conhecimento pelos dessa época, quer através de relatos existentes, fotos e recordações variadas, devidamente escalpelizadas no decorrer do repasto e nos discursos finais. 

O primeiro, por parte do nosso jovem Presidente da Direcção, Hernâni Bexiga, filho do saudoso Jogral Eusébio Rita Bexiga, o “Zebinho” ou “7 pêlos”, como os amigos próximos o apelidavam, actor, futebolista, treinador de atletismo, dirigente, que a todos marcou com a sua qualidade superior. 
Palavras simples, directas e sentidas, apelando à união e revigoramento daquele Grupo que há que retirar do apagamento e dar-lhe vida, novo fôlego, esperança. 

De seguida as palavras do Presidente da Assembleia Geral, Joaquim Aleixo, Jogral fundador, que deu uma retrospectiva histórica do Grupo e a tónica no envolvimento de todos os associados e em especial o apelo às forças vivas e Institucionais, que nos poderão ajudar à concretização de objectivos viáveis e exequíveis, quando confrontados com uma injustificável dívida herdada, que muito nos penaliza, mas que iremos saldar. 

Por último e num sentido e fluente improviso, as palavras encorajadoras do Prof. Custódio Moreno, ilustre Presidente do IPDJ, vizinho de Pechão sua aldeia, com quem travámos renhidas “jogatanas”, com respeito mútuo, desportivismo e “fair-play”.

O papel e influência positiva dos Jograis, não só na nossa aldeia, como no concelho e Região, com as múltiplas actividades desenvolvidas e o prestígio e divulgação do seu patrono, o poeta semi-analfabeto, António Aleixo, secretariado pelo não menos famoso Dr. Joaquim de Magalhães, que a Aleixo tanto deu e que o poeta reconheceu assim: 

O tal Aleixo, o poeta
Que dizem ser de Loulé
Era uma figura incompleta
Sem o Magalhães ao pé. 

Não há nenhum milionário 
Que seja mais feliz do que eu
Tenho por Secretário
Um Professor de Liceu.

O Presidente do IPDJ e amigo Prof. Custódio Moreno, para os amigos Zeca Moreno, denotou total abertura para o diálogo, a promover quanto antes, culminando com a oferta de 3 livros direccionados para o associativismo e novas fórmulas de o estimular, culminando uma tarde rica de emoções, de ideias consistentes e projectos de futuro. 

Viva os Jograis!..
Joaquim Aleixo

Sem comentários: