Pelo 3º ano consecutivo e de novo sob a batuta do Estoiense Ilídio Carrega, proprietário da JIC-Alumínios Carrega e Dirigente da Equipa JIC-Racing Team, realizou-se em Estoi, com partida pelas 20:00 e chegada às 22:00, a 3ª Resistência nocturna, aberta a atletas de ambos os sexos, nas categorias de Elites e Veteranos, num percurso por todos aplaudido, circundante e pelo interior das ruas da bela aldeia de Estoi, a caminho de se tornar, quem sabe(!), uma das 7 Maravilhas de Portugal na categoria de Aldeias-Monumento.
Uma vasta Organização e logística apreciável, com um simpático serviço de Secretariado e de apoio alimentar, estrategicamente colocado no recinto limítrofe ao Adro da Igreja de S. Martinho de Estoi, com o indispensável contributo da Empresa Cronosport, responsável directa pelas classificações dos atletas, o apoio da aparelhagem sonora que permitiu a informação pronta e adequada, entrecortada por música variada e audível, contou ainda com a Empresa Line Star Life, atenta e disponível para acorrer a qualquer acidente, com a sua Ambulância e Técnicos de apoio, numa tarde extremamente ventosa e quente de verão.
Os excelentes batedores da G.N.R., presentes e atentos ao fluir do trânsito, cortado oportunamente, quando no reconhecimento do percurso por parte dos atletas, convidando os automobilistas a optarem por outro trajecto alternativo, durante as duas horas de prova, até final da chegada do último concorrente, fizeram, também eles, um trabalho sem mácula e profissional.
De destacar, porque de toda a justiça, o excelente trabalho que os voluntários componentes da JIC Racing Team realizaram, distribuídos estrategicamente nos pontos sensíveis e nevrálgicos da prova, reparando os sinalizadores que a ventania cortava, colocando alguma baias protectoras de fora, que caíam, tal a velocidade do vento, solícitos, atentos, simpáticos, cooperantes, quer no trabalho de montagem do percurso, quer no final, muito para lá das horas de prova. O nosso aplauso e homenagem a Todos e Todas, sim, porque as meninas também lá estavam em pé de igualdade com os rapazes.
A C.M.Faro e a União de Freguesias da Conceição e de Estoi, como Entidades oficiais, deram o seu aval e apoio, indispensável e por nós destacado, nas intervenções vespertinas e nocturnas que fomos fazendo.
Uma vasta lista de Empresas apoiantes, Estoienses e não só, com especial destaque para a Ourivesaria Navio, fornecedora das medalhas e troféus entregues no final da prova aos 3 primeiros atletas, de ambos os sexos, nas Elites e Veteranos, a Empresa Baião, Lda., João Tomás, JIC-Alumínios Carrega e o Café-Restaurante “O Belo Sol”, que ofereceu senhas de suplemento alimentar a todos os atletas, Técnicos, Dirigentes e Equipas de Apoio. As Empresas não Estoienses, Pedro Norte-Bosch; António Vital, Mkings, G-Ride, Suplementos 24, Bike Algarve, All Bikes, Conserveiras do Sul e tantas outras, que foram sendo sublinhadas ao longo da tarde / noite.
Gente oriunda de 12 dos 16 concelhos do Algarve ali estiveram, nas suas máquinas, ultrapassado os 100 concorrentes, alguns vindos da vizinha Espanha, com a presença de um campeão nacional, o Louletano Valério Ferreira, que pulverizou os melhores tempos de passagem, quer na 1ª quer na 2ª e derradeira hora, vencedor destacado e incontestável da 3ª Resistência, ultrapassando os cerca de 4,5 Km por cada volta, com uma regularidade impressionante, nos pouco mais de 10 minutos que ia fazendo em cada passagem festiva e aplaudida pela meta, ostentando a camisola de campeão nacional com muito orgulho. Uma simpatia e qualidade invejável, um modelo de desportista a seguir, que entrevistámos no final. Um destaque à mais jovem atleta ali presente, de nome Beatriz Sousa, Estoiense com apenas 12 anos de idade, um sorriso estampado no rosto e um prémio especial no Pódio.
Dia festivo em Estoi, porque o desporto é isso mesmo! Pouca participação Estoiense, pelo menos à partida, mas pouco a pouco a timidez da exposição pública foi-se esvanecendo e suscitando maior adesão e aplauso aos valorosos atletas, que mereceram o nosso carinho. Sempre sorridentes, mesmo sabendo que o seu tempo não lhes conferia o direito de subir ao pódio, mas persistentemente lutando bravamente pela melhor classificação e tempo de passagem. Parabéns a todos, que participaram e que trouxeram à nossa aldeia de Estoi o colorido das suas camisolas e o prazer de viver o seu desporto de eleição. Uma palavra final à Escola 2, 3 Poeta Emiliano da Costa, que disponibilizou os seus balneários para o banho retemperador de cada atleta. Assim é bonito!..
Ao Ilídio e sua excelente Equipa e “Staff” de apoio, o estímulo e a força dinâmica para prosseguir, mesmo que “alguns” queiram obstaculizar e denegrir, quem de facto trabalha e apresenta trabalho de qualidade.
Faro, 27 de Junho de 2017
(J. Aleixo)
Sem comentários:
Enviar um comentário