tag:blogger.com,1999:blog-219136757379067542.post2149838241950196789..comments2023-11-13T14:49:05.843+00:00Comments on ALDEIA DE ESTOI: ENCONTRO CHAROLAS CASA DO POVOJOSE JOAQUIM RODRIGUEShttp://www.blogger.com/profile/02648598273643112486noreply@blogger.comBlogger2125tag:blogger.com,1999:blog-219136757379067542.post-56134419704053698452013-01-24T12:37:49.759+00:002013-01-24T12:37:49.759+00:00Boa tarde Abel Mendonça
Não pretendendo alimentar...Boa tarde Abel Mendonça<br /><br />Não pretendendo alimentar confusões digo que em matéria de tradições cada terra deve guardar as que tem.<br /><br />Os grupos de Sta. Bárbara de Nexe, têm uma forma particular de cantar as Janeiras, não evocando qualquer tema religioso, é uma tradição sua que se respeita.<br /><br />Todos os outros grupos do concelho de Faro e restante sotavento algarvio, apresentam tradicionalmente no seu reportório dois cânticos dedicados ao "Deus Menino", é uma tradição deles que deve igualmente ser respeitada.<br /><br />Reportório á parte, "janeireiros" são todos os grupos, incluindo os de Sta. Barbara de Nexe, porque celebram o inicio de Janeiro, ou seja, de um novo ano.<br /><br />Se atentarmos no dicionário da lingua portuguesa, "Charola", é uma palavra que entre outras coisas quer dizer, "andor" onde se transportam as imagens religiosas numa procissão. <br /><br />Daí que os grupos que transportam simbolicamente a imagem do "Menino Jesus" numa pequena caixa ou "charola", terão mais a ver com a designação de Charola. <br /><br />No entanto, estas manifestações de cultura popular valem o que valem e cabe a cada um, determinar o valor que têm para si próprios.<br /><br />Na opinião do Abel Mendonça, as outras Charolas são, no "seu bom sentido, "grupos de parodiantes" não sendo nem carne nem peixe, isto é, não têm classificação possivel.<br /><br />Felizmente a grande maioria dos que gostam e sabem apreciar as Charolas têm opinião bem diferente, como podem testemunhar os vários festivais e encontros de charolas que acontecem um pouco por todo o algarve.<br /><br />Resta-me reafirmar em refência ás "vivas" que tal como disse na publicação que deu origem ao comentário do Abel Mendonça, já pouco fazem juz ao seu nome, isto é, a palavra "viva" ou "saudação", poucas ou nenhumas vezes, são incluidas na construção das quadras ou sextilhas, recitadas.<br /><br />JJ Rodrigues JOSE JOAQUIM RODRIGUEShttps://www.blogger.com/profile/02648598273643112486noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-219136757379067542.post-30270335772998182602013-01-23T11:39:01.095+00:002013-01-23T11:39:01.095+00:00Na freguesia de Santa Bárbara de Nexe, a partir do...Na freguesia de Santa Bárbara de Nexe, a partir do momento em que se criaram as " Charolas ", ou " Grupos Charoleiros " ( segundo consta, no Sítio de Bordeira, no primeiro quarto do século XX )todas as quadras cantadas pelos Começadores e as vivas ( em quadras, e não só ) declamadas por qualquer elemento do grupo, são feitas de improviso e alusivas a vários temas actuais, desde a época festiva comemorada, a acontecimentos vários, actualidade política, passando por saudações, recados, e até piadas, a quem está presente. Porque estamos a falar de " Charolas " e não de " Grupos de Janeiras " ou " Janeireiros ",não vejo, então, aonde é que as " Charolas " perderam a sua tradição pelos motivos anteriormente apontados. Os " Grupos de Janeiras " é que, desde sempre, entoam quadras alusivas exclusivamente ao Natal, Ano Novo e Dia de Reis. Parece é que há muita gente que é induzida em erro pelo facto de muitos " Grupos de Janeiras " se auto-dominarem " Grupos de Charolas ", libertando-se dos cânticos secularmente tradicionais das " Janeiras " e segundo um alinhamento musical muito idêntico às " Charolas ", apenas mantendo o hábito de se focar, em grande parte, nos mesmos temas ouvidos pelos tradicionais " Grupo de Janeiras ". Esses grupos, sim, é que perderam a identidade tradicional. E acabam por não ser nem carne nem peixe. Nem " grupos de Charolas ", nem " Grupos de Janeiras ". Eu chamar-lhes-ia, num bom sentido " Grupos de Parodiantes ", também amantes da música e da poesia. Desejo é que todos estes diferentes grupos perdurem nos tempos de modo a que nunca se percam estas tradicionais manifestações populares. Isso é que é o mais importante. Tenho dito.Abel Beirão Mendonçanoreply@blogger.com